sexta-feira, 12 de março de 2010

A cena eletrônica do Brasil vista por dentro. Por dentro de mim.

Hoje o Subversivo postou um texto com o título “Tudo culpa do psy”. Eu torci o nariz, porque já imaginava que viria MAIS um dos inúmeros textos com a opinião elitizada sobre a cena eletrônica, daqueles que dizem que o psy é ruim (sick), que a música evolui e agora o negócio é minimal, techno, low (sick), que tem gente que estraga a cena “porque nem sabe que o que é essa música que tá tocando”, “porque se entope de dorgas”, “porque usa corrente de prata”, “porque dança porn”, “porque blábláblá” .

Sinceramente, eu já estou muito cansada disso tudo. Eu fico sempre dividida entre meus amigos “da elite da cena eletrônica” e meus amigos “da escória da cena”. Tenho mesmo que escolher? Não é questão de ficar em cima do muro. É uma questão mais profunda: não quero rotular as pessoas porque se tem uma coisa que eu odeio que façam comigo é que me definam. E ainda mais de maneira errada. Estou cansada de toda essa ideologia barata, que me sai bem cara, por sinal.

Ufa, desabafei. Mas voltemos ao texto. Eu torci o nariz com o nome porque achei que ia ser mais uma desses que estereotipam os frequentadores de rave. Então comecei a ler, já esperando pelo pior.  A cada linha, mais uma torcidinha no nariz. Porque parecia fazer exatamente o que eu não gosto: definir o comportamente de um raver. Mas depois fui percebendo, não sei se erroneamente, e isso veremos se o autor daquele texto vier e ler o meu, que esse texto tem um tom muito pessoal, e por ser tão pessoal, tão íntimo, soou como universal também.

Eu passei por muitas das fases que ele mencionou no texto. As fases de um “raver”. Tirando a parte do começo porque sempre gostei e dancei música eletrônica. Eu ri quando ele falou de Shiva, porque no começo eu também fui pesquisar as raízes do psytrance, e juntou de eu gostar dessa coisa mística, o que me motivou a ter uma queda ainda maior pelas festas.
Era tudo paz e amor, eu queria morar numa rave e vamos praticar o PLUR! Mas sei lá, depois de um tempo passou a me soar meio vazio, entrar na comunidade do PLUR no orkut e ver pessoas DA comunidade xingando uma a outra. Me toquei logo que se eu quisesse praticar o PLUR, seria na vida, pois aqueles valores eu não aprendi numa festa, e sim em casa, na escola, nos livros que li, com meus amigos. Desisti de Shiva.

Eu parei de comer carne! Tá, não foi por causa das festinhas, mas achei engraçada a coincidência de ele ter mencionado isso no texto, da pessoa parar de comer carne. Mas saibam que depois de cinco anos eu voltei, tá gente? Outra coisa que ele menciona é o isolamento que a gente acaba criando. E também me isolei um pouco, porque acabei não fazendo mais questão de ir a baladas que não tocassem o estilo de música que eu gostava.
Viu só? A minha história de ‘raver’ tem um pouco a ver sim com a história que ele contou. Então, por isso, o texto dele foi me agradando mais. Vi verdade no que ele escrevia. Ele não queria tomar um posicionamento, ele simplesmente contou uma história parecida com a de muitos. Meio que universal.

Eu segui em frente nessa vida de ‘raver’, e até hoje me sinto membro de um movimento que se faz a cada ano que passa, e que só será realmente visto como tal pela sociedade quando ele fizer parte do passado. Aí nossos filhos e netos analisarão com frieza o que “isso que está sendo” “foi”.

Mas, no final das contas, como é que isso muda a minha vida? Nos meus álbuns do Orkut? Nas histórias que tenho pra contar? Os anos estão passando, estou ficando velha. Mas ainda me sinto parte dessa história, desse movimento, não quero me desligar. Toda essa situação me causa sentimentos contraditórios demais. Tenho que escolher uma posição? Elite ou escória? Onde é que eu me encaixo? Eu tenho que me encaixar?
Eu escolho não me encaixar, então. Vai continuar sendo tudo muito contraditório e eu misteriosamente continuarei me rendendo às festas, aos meus amigos “da elite e da escória da cena”, continuarei ouvindo os amigos “da elite” falando mal dos “da escória”, e continuarei vendo os “da escória” sendo totalmente indiferentes ao que aquilo que os “da elite” falam ou pensam a respeito deles.

Independente disso, a cena vai continuar. Comigo ou sem migo. E muitas coisas vão mudar, rapidamente, como hoje estão mudando. E muita gente que não gostava de música eletrônica vai ter aquele amigo que freqüenta as festas querendo levar pra conhecer. E a mídia vai causar mais polêmicas e dar mais visibilidade ao que antes era exclusividade e escondido. E quem diria que aquela matéria de alerta, falando sobre jovens doidos, drogados curtindo por dias uma música repetitiva, poderia atrair tanta gente e criar uma industria tão louca.

Não está nada confortável aqui, sabe? Mas é engraçado. Eu simplesmente não consigo não estar aqui.

3 comentários:

  1. pois é, isso causa a "crise dos festivais". hahaha
    desculpaê, Chico, Caê, Vinicius, eu adoro vocês, mas... vou continuar ouvindo meu 'putz-putz'. essa é a realidade da geração a que pertenço.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do seu posicionamento perante a música eletônica. Bem típico de ravers. Você não é a primeira pessoa que questiona isso. Entendo perfeitamente como você se sente, até porque, música eletrônica surgiu em 1948 segundo site overmundo.
    Mas, como sabemos ela só teve sucesso nos dias de hoje.
    Conheço muito bem a filosofia do trance music. Na verdade, escuto também, por ser diferente. Apesar de eu concordar com a filosofia que a música do trance music impõe, eu dúvido que milhares de pessoas que frequentam as raves adotariam essa filosofia de vida. Parar de comer carne e etc. Você não acha? Você não acha que, depois de um certo tempo, as pessoas pararam de frequentar a rave por que estavam indo pessoas de um "ser superficial" que mal sabiam o que a filosofia daquele lugar mágico impunha? Preconceito.
    As pessoas frequentam a rave por que gostam ou para fugir de seus problemas reais?
    Fato que, muitos defendem a rave por a mídia impor um certo de proibição, e até certo modo eu concordo. A mídia foi feita para informar, a mensagem, agora devemos saber se é manipulada ou não. Outro preconceito (com ou não razão). Ou você acha que as pessoas que nao tivessem frequentado a rave gostariam do estilo musical? Vamos ser sinceros: olha quantos Djs espalhados por aí têm.
    Quem defende rave, defende droga. Ilusão. As pessoas saem desconcertadas, não se concentram e ficam dispersas. Ou você nunca ouviu aquela frase: " se persisitirem os sintomas os médicos deverão ser consultados"
    Não que eu seja careta: já li algumas vezes sobre alguns filósofos importantes que usavam alucinógenos para mudar seu estado natural da mente, mudar algumas percepções, ampliar seu conhecimento.
    Algumas frases típicas usadas pelos ravers são: "energia positiva" - "nossa língua é universal - basta escutar a batida do som" - entre outros...
    A dança também é muito comum - dançam sozinho - é como se fizessem um movimento pra dentro - uma dança egocêntrica. Não entendeu? Vamos deixar claro: enquanto existem pessoas que fazem dança de salão e se interagem entre si, a música com a batida universal, não.

    Quando estiver com dúvidas em escrever um texto, pesquisa, e faça pós e contras sobre o assunto. E depois escreva. Não faça o seu texto e deixe dúvida dos seus queridos leitores. A mensagem têm que ser clara e objetiva sem nenhum tipo falha.

    ResponderExcluir
  3. Além do mais: inconscientemente sentimos a revolta da sociedade em que vivemos. Invisibilidade social e preconceitos de pessoas mascaradas e quando nos sentimos em festa, nos sentimos melhores por estar (talvez) aliviando de tudo o que nos fazem mal. E dependendo do "estado" em que você se encontra, você consegue perceber muito mais. Você passa a se entender, e consequentemente os outros também.

    Mas eu ainda bato na tecla e digo que muitos, se não existisse a rave, não entenderiam a filosofia e mais, não seguiriam, por um simples fato: ignorância por não saberem absolutamente o que te faz bem ou não. Os organismos falam: eles vivem não vivem?

    ResponderExcluir