sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Amor é um treco de asas. Ah, se é.

Para algumas pessoas, funciona assim. E assim sempre será. Eu explico. Um homem e uma mulher se encontram. Rola aquele clima ridículo e infugível: ela não sabe onde coloca as mãos, para onde olha, qual resposta tola evitar à pergunta tola que ele fez na tentaviva tola de impressionar. Dois tolos arriscados à tolice do amor. Depois vão se conhecendo, se encantando. E deixando a tolice de lado. A fase da boa impressão já foi, e já existe estima recíproca o bastante de não vigiarem tão de perto. Ela já olha nos olhos dele como se fossem antigos um ao outro. Ele já não precisa tagarelar o tempo todo para se fazer presente. Até mesmo porque já rolou o silêncio das salivas. Dos abdômens se encontrando e se apertando. Já rolou de irem ao cinema, ao museu, àquela balada doida que ela não larga por nada nesse mundo. Já existe ciúmes, já existe cumplicidade, já existe o atalho perfeito pra fazer com que ela goze. Já existem dois sogros e duas sogras na relação. Tudo, tudo isso vem antes do tão esperado e desesperado amor.

Porque não existe amor à primeira vista. Amor não existe à vista: acontece a prazo. A prestações é que se financia o amor. Como a uma casa própria. Como a um carro zero. Isso quando ele não queima a largada e acaba atropelado pela tentativa de ser maior que a si mesmo. Vou explicar. Ele é carente. Ela é livre. Primeiro livre da mãe, dos pais, da religião. Só não é livre da profissão, talvez, porque é essa escravidão que permite as demais liberdades dela. E ele simplesmente não sabe lidar com esse aparente descompromisso dela. Além do mais, ela não sabe ser senão espontânea. Seu carinho é demonstrado nos momentos de ápice de carinho, e não possuem uma ordem. Aquela ordem rigorosa de mensagens de boa noite exatamente às 22h30. De mensagem de bom dia exatamente às 9h30. De telefonema no horário de almoço. De ter que avisar toda vez que os passos dela saíssem do itnerário casa-trabalho-casa.

Não. Suas demonstrações de carinho não obedeciam a ordens pre-estabelecidas, não eram parte de um contrato. Simples: batia uma lembrança, uma saudade, ou até mesmo uma insegurança - porque era livre mas não tinha sangue de barata - e ela ligava, mandava mensagem, mandava e-mail, dava um jeito de aparecer para demonstrar o que sentia. Essas demonstrações de carinho obedediam somente à vontade. Mas porque ela era livre, ocupada e tinha uma vida social muito ativa, não era em todo-dia-toda-hora que ela tinha esse ímpeto.

Daí ele, acostumado a andar de pés no chão, não entendia essa coisa de ter asas e voar para onde quer. Para ele, amor era algo como chão. Ele sabia lidar com tropeços, mas não com voos. Só que ela voava. E ele não podia acompanhá-la sempre. E mesmo que ela o levasse para o alto muitas vezes, ele queria mais. Ele queria que ela o levasse todas as vezes. E ele queria regras. Ele queria ordem. Ele queria a vontade dela quando essa vontade não existia. Ela voava e ele dizia: volte para o chão. Sempre assim: volte para o chão.

E tudo aquilo que poderia ser fica não sendo.E então toda aquela possibilidade de amor concretizado sai voando também. Para longe dele e para longe dela. Porque para algumas pessoas, o amor é assim. Um treco com asas. Pronto pra voar e fugir assim que se depara com uma gaiola.

5 comentários:

  1. Como escreveu o Ruben Alves:
    Ter um amor é como ter um passaro pousado no dedo. Quem tem um sabe que ele pode fugir a qualquer momento.
    Belo texto!

    Bjinhokas

    ResponderExcluir
  2. EvohÉros, Natacha!

    Assim que se faz, sem medo de literaltura...

    Abreijos textuais
    Aleph Davis

    ResponderExcluir
  3. Voe!
    Um dia você encontra um passarinho companheiro (;
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir